Os Filhos da Esquerda – Lula – O impacto do Bolsa Família no Nordeste

Muito se fala sobre o bolsa família e outros programas do Governo Lula serem motivos do povo nordestino votar no Lula, e toda a briga da direita em desconstruir os programas sociais como sendo algo que só vagabundos se apropriam.

Ou que o Bolsa família é na verdade bolsa esmola. Fico pensando onde estavam todos os puritanos quando o povo nordestino mal tinha o que comer e beber?

Ao analisar o bolsa família de modo mais amplo, verificamos que seus impactos são muito mais profundos do que se pensa. Pois ao definir que um beneficiário tinha que ter filhos na escola, a curto prazo pode parecer que é apenas uma esmola, mas ao observar o quanto a media do tempo na escola aumentou no norte e nordeste, os efeitos a longo prazo são muito positivos.

Lembrando que o outro programa muito criticado é o PROUNI junto do sistema de Cotas; Esse por sua vez ainda mais importante, pois leva a possibilidade daqueles que conseguiram terminar o segundo grau devido ao bolsa família no Norte e Nordeste de cursar um curso superior e com isso sair da linha da pobreza em que passaram as gerações anteriores.

Outro aspecto realmente relevante é a cadeia de desenvolvimento gerada em torno dos beneficiários do Bolsa família em cidades pequenas do interior Brasileiro. Uma vez que essa renda vem para a família e é re-distribuído para o comércio gerando mais empregos e renda nas pequenas cidades, em suma, todos ganham ou ganharam com o funcionamento do Bolsa Família.

O PROUNI por sua vez, é uma das formas que muitas faculdades em pequenas cidades encontraram de existir, oferecendo bolsas que tem como garantia de pagamento o Governo Federal. Enfim por essas e outras razões que o povo do Norte e Nordeste vota no Lula e esse é o medo da direita, pois não conseguem pensar em programas para um Brasil em que todos saiam ganhando.

Por: Francisco Santos


Deixe uma resposta